sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As mil e uma noites


Galera hoje vou falar sobre um livro  INCRÍVEL!!


As mil e uma noites é a reunião de fascinantes histórias inventadas e mantidas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. A primeira versão em língua ocidental, editada em 1704, foi feita por Antoine Galland.
A edição a qual tirei este trecho foi traduzida por Ferreira Gullar.

Esse livro é impressionante. Nos prende do inicio ao fim, com histórias, passagens engraçadas e surreais, todas dando uma lição de forma fantástica.
Quando li esta edição, peguei na biblioteca da escola, gostei tanto que acabei comprando.

As mil e uma noites conta a história de um sultão que desiludido com o amor, toda noite determina que uma moça se case com ele e pela manhã a executa.
Sherazade é filha do grão-vizir (que busca toda noite a moça que se casará com o sultão). Ela acredita que teve uma ideia que pode salvar todas as moças desse constante "abate".
Quando conta a seu pai que sua ideia é se casar com o sultão, e toda noite iniciar uma história e parar de contar no inicio da manhã para que ele fique curioso, seu pai não permite que ela faça essa loucura e começa contando uma história : "O asno, o boi e o lavrador". Mesmo com essa história Sherazade está determinada com sua ideia e acaba conseguindo o que tanto deseja.
Sherazade leva seu plano a risca e conta toda noite uma história, segue o titulo das histórias contadas nesta edição por Sherazade: O mercador e o gênio; O gênio e os três velhos; História do primeiro ancião e da cerva; História do segundo ancião e seus dois cães negros;História do terceiro ancião e a princesa Scirina; História do pescador; A história de Simbad o Marajo; A primeira viagem de Simbad; o Marujo; A segunda viagem de Simbad, o Marujo; A terceira viagem de Simbad, o Marujo; A quarta viagem de Simbad, o Marujo; A quinta viagem de Simbad, o Marujo; A sexta viagem de Simbad, o Marujo;  A sétima e última viagem de Simbad, o Marujo; A história de Aladin e a Lâmpada maravilhosa; Ali Babá e os quarenta ladrões.
Cada história mais divertida e fantástica que a outra, entretanto, será  que Sherazade terá tantas histórias para contar? Será que os sultão irá querer ouvir histórias por tanto tempo? Sherazade viverá ou morrerá?
Leiam este incrível livro e descubram as aventuras de cada história e o fim de Sherazade!
Até a próxima :))



Nenhum comentário:

Postar um comentário